Candangão 2018 começa a tomar forma


O formato do Candangão 2018 começou a ser definido. No arbitral realizado ontem, os times definiram a fórmula de disputa e a data de início da competição.

O Candangão 2018 começará no dia 20 de janeiro. O regulamento é um pouco diferente do utilizado nos últimos anos anteriores. O regulamento parece ter mudado para melhor.

Os seis primeiros colocados em 2017 tem a vantagem de começar e terminar a campanha em seus domínios. Ao final do turno em que todos se enfrentam classificam-se os oito primeiros colocados.

 Na fase de quartas de final e semifinal, as equipes classificadas se enfrentam de acordo com o chaveamento olímpico (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º). Diferente dos anos anteriores, os times de melhor campanha na primeira fase levam vantagem em caso de igualdade nos dois confrontos de quartas-de-final. Não há critério de gol qualificado, como na Copa do Brasil.

Não há notícia de como serão realizados os confrontos das semifinais e isso deu problema em 2017. O mais provável e  será que o vencedor de 1×8 enfrente o vencedor de 4×5. Aparentemente o critério de desempate nas semifinais é o de maior número de pontos na primeira fase e não o somatório de pontos geral (que incluíria a fase de quartas).

Para a final, dois jogos. Não há vantagem na final. Empate leva para os pênaltis.

No próximo dia 06 de outubro às 10h, realizar-se-á a continuação do Conselho Arbitral para a definição do detalhamento da competição, como tabela dos jogos, os estádios dos times, valores de ingresso e divisão das vagas da Copa do Brasil, Copa Verde e Série D de 2019.