
Envergonhado, eu confesso que duvidei. Quando o Brasiliense fez 2 a 0 e o Ceilândia se esforçava, sempre teve luta, mas não conseguia jogar, eu duvidei. A dúvida cedeu à esperança no intervalo. Lembrei que quem tem Bosco tem um tesouro e digitei uma mensagem para um amigo: Vamos virar… está tão ruim que vai dar bom.

Inacreditável é a palavra que pode expressar a façanha do Ceilândia. O Gato Preto está classificado para as semifinais do Candangão 2026 num jogo que teve o brilho de todos e, em particular, de Bosco, Vinicius Tanque e Cardoso.

O jogo de hoje foi uma representação do que foi o campeonato. O Ceilândia jamais encheu os olhos na competição, mas sempre teve luta e o Gato Preto mostrou algumas coisas apenas nos minutos finais.

Hoje, o Gato Preto precisava vencer e torcer para que Capital ou Sobradinho não vencessem. O mais difícil era vencer.

Tudo tornou-se ainda mais difícil quando no primeiro minuto de jogo, Jean Pierre colocou o Brasiliense na frente. O Ceilândia sequer tivera chance de sentir o jogo.

Após o gol, o Ceilândia mostrou as mesmas dificuldades de sempre na transição. O Gato Preto jamais ameaçou perigosamente a meta amarela.

O que incomodava é que o Ceilândia era um time lutador, mas perdia para um time indolente. O Brasiliense parecia satisfeito com a pequena vantagem.

Para piorar, o Brasiliense conseguiu fazer 2 a 0 numa falta cobrada por Tarta. A torcida sentia o mau momento e torcia para o primeiro tempo terminar.

Veio o segundo tempo e o Brasiliense deu campo para o Ceilãndia. O Gato Preto parecia lutava e lutava, mas faltava o último passe. O fato é que o Ceilândia era melhor.

O jogo parecia destinado a sacramentar a eliminação do Ceilândia. Tudo mudou quando a arbitragem anulou o gol do Brasiliense que mataria o jogo.

Adelson fez sua última substituição, tirando o cansado Marquinhos colocando Cebolinha.

Foi com Cebolinha que o jogo começou a mudar. Aos 39, ele sozinho enfrentou 5 defensores do Brasiliense e, por sorte, a bola foi a escanteio.

Robert cobrou o escanteio, a bola passou por todo mundo mas não passou por Cardoso que diminuiu. Foi a segunda vez que o Ceilândia chegou ao gol amarelo no segundo tempo. A primeira tinha sido com Cardoso aos 10.

Faltavam 5 minutos e esperança renascia. O Brasiliense sentiu o gol alvinegro e os espaços surgiram e 2 minutos Vinicius Tanque deu um passe de cinema para Cardoso que bateu na saída de Matheus Kayser para empatar o jogo.

Naquele momento, o Ceilândia ainda precisava da improvável virada, já que o resultado de Gama e Capital permitia sonhar com a classificação.

O jogo ficou maluco. O Brasiliense sabia que se o Ceilândia virasse ele seria desclassificado.

O clima no estádio ficou elétrico. O Brasiliense não foi criado na resistência e não sabia o que fazer. O Gato Preto, acostumado a sofrer sabia o que fazer. Aos 48, Vinicius Tanque, novamente ele, lançou Cardoso em profundidade. Cardoso driblou Matheus Kayser e fez gol da virada do Ceilândia. Incrível e para a história.

O jogo terminou. O Ceilândia venceu por 3 a 2 mas o jogo entre Gama e Capital não terminara. Todos no Youtube para acompanhar.
4 longos minutos depois, termina no JK: o Ceilândia está classificado para as semifinais.

Ao final, a classificação não deixa de ser merecida, afinal nunca faltou luta.
A vitória e a classificação não podem esconder as dificuldades do time, mas ninguém pode negar as suas virtudes.
Agora é mata-mata e mata-mata é outra história. Estamos felizes com a classificação, mas sabemos que podemos e precisamos jogar mais. Se alguém disser o contrário estará se enganando.