Conheça um pouco mais do Araguaia, adversário do Ceilândia

AN_araguaia

O Araguaia é um time jovem. Espertamente, o time de Barra do Garças reconhece que iniciou a preparação tardiamente e joga o favoritismo para o Ceilândia. A verdade é que as coisas não são tão simples assim. O futebol em Barra do Garças tem um histórico de formação de bons times. E é isso que o Ceilândia sabe que vai enfrentar.

A Associação Atletica Araguaia é um clube recente, fundado na esteira da inatividade do Barra do Garças Futebol Clube, time mais tradicional da cidade e que se licenciara logo após a disputa da segunda divisão matogrossense em 2013 (terceira colocação no geral).

Araguaia faz a transição para o Barra-Araguaia mesclando as cores do antigo Barra com o escudo do Araguaia
Araguaia faz a transição para o Barra-Araguaia mesclando as cores do antigo Barra com o escudo verde do Araguaia. Crédito: resumodoesportemt.com.br

O Araguaia foi fundado em 2014 e vestia originalmente as cores verde e branca. O seu primeiro jogo oficial foi na disputa da segunda divisão de Mato Grosso de 2014 quando enfrentou o Brasil Central de Cuiabá (Na sua primeira partida de fato,  o Araguaia teria vencido um combinado amador da cidade de Canarana por 4×0, gols de Ludemar (3) e Dodô).

Em sua primeira partida oficial, o  Araguaia venceu o Brasil Central  por 3×1, com Helber fazendo o primeiro gol oficial do alviverde (Helber 17, Nenenzinho 84 e Edson Sá 92, com Juninho descontando para o Brasil Central aos 77). Apesar da boa campanha em 2014, o Araguaia não conseguiu o acesso, tendo eliminado nas semifinais pelo Poconé.

Divulgação do jogo mostra nome e escudo novos: Barra-Araguaia versus Ceilândia
Divulgação do jogo mostra nome e escudo novos: Barra-Araguaia versus Ceilândia

Mas o futebol em Barra do Garças não se resume ao Araguaia. O fato é que a torcida de Barra do Garças sempre teve um lugar cativo em seu coração para o Barra do Garças Futebol Clube, mais conhecido como o Galo da Serra e time mais tradicional da cidade e que conseguiu o acesso da Série C  para a Série B brasileira em 1992.

Por essa razão,  tão logo a Associação Atletica Araguaia conseguiu o seu acesso à primeira divisão do Campeonato Matogrossense em 2015, começaram as tratativas para a mudança de nome. A idéia era acrescentar o prenome Barra ao Araguaia, de modo que o time passasse a se chamar Barra-Araguaia e capitalizasse o histórico do antigo Galo da Serra.

Klécio cresceu de produção nos últimos meses, mas ainda falta deslanchar
Klécio cresceu de produção nos últimos meses, mas ainda falta deslanchar

Por esse motivo, o Barra-Araguaia passou a utilizar uniforme com as cores do antigo Barra do Garças Futebol Clube, nas cores azul e amarelo. O regulamento da CBF, contudo,  impede que um time mude o nome após a divulgação do regulamento geral de competições para o ano vigente. Por isso e embora o time adote cores diversas e até escudo diverso dos registrados, na tabela consta o nome do Araguaia.

Trevizan terá o contrato rescindido
Trevizan terá o contrato rescindido

O Araguaia está muito mudado em relação ao time que disputou o campeonato matogrossense, mas o técnico permance o mesmo.  Nos dois jogos disputados até agora, o Araguaia mostrou ter um sólido sistema defensivo. No Zeca Costa não perdeu no Estadual, além de ter sofrido apenas dois gols em seus domínios.

 

O Ceilândia sabe o tamanho do desafio. Pelo investimento e pelo elenco montado não pode expor a clasificação a riscos.  O Araguaia mostrou que é um bom time, mas o Ceilândia também sabe de suas qualidades. Isso torna vai exigir foco dos jogadores do Ceilândia nos noventa minutos e transformar o jogo deste domingo em algo interessante.

Comentarios

Comentarios