O futebol do DF pede socorro

Kabrine e Dudu tiveram muito trabalho: Desafio de se manterem constantes
Brasiliense está fora da D Nacional prematuramente. O Ceilândia sofre.

A Série D terminou para o futebol local nesse domingo. O Brasiliense perdeu em casa para o Vitória-ES e foi eliminado na segunda fase da competição. Ficou na 25a posição na Série D 2019. Independente das rivalidades, torcíamos pelo Brasiliense, pelo futebol local.  O momento é ruim.

Ranking Nacional de Federações 2015

Em 2015, no ranking da CBF, o futebol local estava igualado ao futebol do Maranhão. Menos de 100 pontos no separavam. Hoje, mais de 4000 pontos nos separam. Estávamos 3000 pontos à frente do futebol de Roraima, último colocado. Hoje, 700 pontos separam o futebol do DF do último colocado do ranking.

Ranking Nacional de Federações 2016

Nesse período, de 2015 a 2019, o futebol do DF despencou do 17o para o 20o lugar. Foi superado por Sergipe, Acre e Piaui. O futebol do Amazonas cresceu muito no período e deve nos ultrapassar em breve. Mato Grosso do Sul cresce ano após ano e não levará muito tempo até nos alcançar. Rondônia será o próximo.

Ranking Nacional de Federações 2017

O CeilândiaEc Torcedor entende que os nossos dirigentes fazem o que podem. O número de clubes que não pagam salários aumenta a cada ano e não se pode dizer que a culpa seja apenas dos dirigentes. A estrutura do futebol local não permite crescer, mesmo que se faça as coisas certas.  Para o bem e para o mal, o futebol local não é uma prioridade.

Ranking Nacional de Federações 2018
O Ceilândia é um exemplo disso. Tem-se que durante mais de 15 anos fez um bom trabalho. O time evoluiu dentro e fora de campo, mas a estrutura do futebol local não cresceu na mesma proporção. Chegou um momento em que o time começou a atrofiar. O mesmo aconteceu com o Brasiliense, com o Gama, com o Brasilia…

Ranking Nacional de Federações 2019

 O futebol do DF pede socorro há tempos. Não vê quem não quer. Ajudar ou não é uma opção. No mais, é hipocrisia acreditar que o esporte local ganhe visibilidade sem políticas públicas. É assim no mundo inteiro.

O Real Madrid é o que é por força do investimento inicial da prefeitura  de Madrid. Recentemente, o Golden State Warriors deixou Oakland porque a prefeitura local se recusou a ajudar o time. Mudou-se para São Francisco. O Oakland Raiders deixou a mesma cidade e foi para Las Vegas que investiu 2bi para atrair o time.

Se investir no futebol local é prioritário ou não é outra questão. O fato é, contudo, que o futebol local precisa de socorro e isso ninguém pode negar.