Ceilândia e Gama se enfrentarão nesta quarta-feira pela 9a rodada do Candangão 2018. Será o 77º jogo oficial entre as equipes. O Gama leva vantagem no confronto direto com 31 vitórias, 25 empates contra 20 vitórias do Ceilândia. São 73 gols marcados pelo Ceilândia contra 107 do Gama.
Desde 2010 a estatística é mais equilibrada. São quatro vitórias do Ceilândia contra três empates e três vitórias do Gama.
O confronto deste meio de semana é importante para as duas equipes. O regulamento do Candangão 2018 reserva a vantagem nas quartas-de-final e na semi-final aos times de maior pontuação na primeira fase.
UM POUCO DE HISTÓRIA
O primeiro confronto entre Ceilândia e Gama se deu em uma tarde quente de domingo de julho de 1980. Na época era uma aventura chegar no Gama. Dois ônibus e muita estrada. A diferença entre os times era grande. O Gama treinado pelo icônico Jaime dos Santos venceu o Ceilândia do lendário “Seu Chicão” por 3 x 0;
O primeiro gol do Gama foi marcado por Fantato aos 24. Os jogadores do Ceilândia ainda discutiam entre si atribuindo-se a culpa pelo primeiro gol e sequer viram quando Lino, aos 25, ampliou. O mesmo Lino deu números finais nos acréscimos do segundo tempo.
Dos times que disputaram o campeonato de 1980, ano da estreia do Ceilândia no Candangão, apenas o Gato Preto, Gama e Sobradinho continuam na primeira divisão. Tiradentes, Taguatinga, Guará, Desportiva Bandeirante e Comercial Planaltina fecharam suas portas e o grande Brasília parece seguir no mesmo caminho.