A fase de grupos da Série D termina neste domingo. O Ceilândia luta pelo primeiro lugar no grupo contra o Comercial que, na hipótese de não ser primeiro, briga com o Anápolis pela possibilidade de avançar como um dos melhores segundos colocados.
Comercial optou por viajar de õnibus até Sinop. Com isso, ganha um dia de aclimatação na cidade do nore matogrossense. O Comercial precisa vencer o já desclassificado Sinop se quiser seguir adiante.
Qualquer esperança do Anápolis passa pelo resultado do Comercial. Se o Comercial vencer, não importa o resultado que o Anápolis obtenha diante do Ceilândia: o Anápolis estará eliminado.
O time goiano mudou na última semana. Trocou o técnico Ramon Menezes por Alan George e dispensou cinco jogadores. Subiu três atletas das categorias de base. Venceu o Comercial em Campo Grande e fez ressurgir suas esperanças.
O Ceilândia ainda não está matematicamente classificado. Apenas o primeiro colocado de cada grupo segue adiante. A rigor, o Ceilândia precisa de ao menos um ponto para seguir adiante. A se tirar pelos outros grupos, se terminar em segundo o Ceilândia estaria classificado como um dos melhores.
Se perder para o Anápolis o Ceilândia corre sério risco de terminar como o pior primeiro. Em termos de tabela isso coloca o Gato Preto no grupo dos segundos colocados.
Por enquanto apenas uma coisa parece certa: Ceilândia e America-RN ficarão no mesmo subgrupo regional. Os demais adversários dependem essencialmente do resultado do Grupo A13.
Do grupo A13 há grande possibilidade de classificar apenas um time. Pior, provavelmente sairá o pior primeiro colocado. Para que isso aconteça, basa que o Bangu, em casa, não perca para o Villa Nova-MG.
Com isso, o segundo colocado do grupo do Ceilândia provavelmente enfrentará o primeiro, algo que aconteceu com o Gato Preto na fase de mata-mata em 2016. Muitas contas: melhor esperar para ver.
Outro detalhe importante: a pontuação na Série D é cumulativa. É isso o que diz o parágrafo 4º do artigo 11 do regulamento da Competição. Em outras palavras: mais que ficar em primeiro, o Ceilândia precisa fazer pontos.