A reta final do Candangão 2017 promete surpresas. A prova disto é que os líderes não vencem há duas rodadas, no mínimo. Ceilândia vem de dois empates, Gama de um empate e uma derrota e o Brasiliense de dois empates e uma derrota.
Os três times estão empatados na liderança da competição com 21 pontos. O Gama leva a vantagem no saldo de gols: 9 contra 8 do Ceilândia e 7 do Brasiliense. O equilíbrio também é notado no número de gols sofridos: o Gama sofreu 6, contra 7 de Ceilândia e Brasiliense.
Quando se fala em gols marcados o equilíbrio permanece: Gama e Ceilândia marcaram 15, o Brasiliense 14. Uma coisa é certa: a diferença é tão pequena que o saldo de gols do final de semana irá definir a liderança. Assim, Gama, Ceilândia e Brasiliense jogam por vitórias com boa margem de gols.
Os resultados de final de semana definirão o líder. A liderança tem um aspecto mais moral que efetivo. Não garante vantagem concreta no mata-mata.
Se der a lógica (e no futebol nem sempre dá) há grande possibilidade dos confrontos de quartas-de-final serem os seguintes:
1. Ceilandia x Luziania, Gama x Real, Brasiliense x Sobradinho e Santa Maria x Paracatu.
2. Ceilândia x Luziania, Gama x Real, Brasiliense x Santa Maria e Sobradinho x Paracatu
3. Gama x Luziania, Ceilândia x Real, Brasiliense x Sobradinho e Santa Maria x Paracatu
4. Gama x Luziânia, Ceilândia x Real, Brasiliense x Santa Maria e Sobradinho x Paracatu
A diferença entre os líderes é muito pequena. Tudo pode mudar. A rigor, neste momento e se der a lógica, parece claro que Luziânia e Real são os mais prováveis adversários do Ceilândia nas quartas-de-final. Se não der, Sobradinho ou Santa Maria.