O remodelado Ceilândia conseguiu um feito que a princípio parecia inatingível: terminou a fase de classificação do Candangão 2018 em primeiro lugar e, de quebra, bateu o recorde alvinegro na competição ao atingir 25 pontos, marca concretizada com os três pontos da vitória de hoje sobre o Samambaia.
Não foi um jogo fácil, como acontece quando se enfrenta times desesperados para evitar o rebaixamento. O primeiro tempo foi quase que integralmente dominado pelo Ceilândia. O Gato Preto fez 1 x 0 logo aos 15 minutos, quando Emerson Martins colocou Formiga cara a cara com o goleiro adversário. O artilheiro do Ceilândia em 2018 não se fez de rogado e fez 1 x 0.
O Ceilândia encontrava muita facilidade para chegar até a área adversária. Essa facilidade fez mal ao time alvinegro que deixou de fazer o simples. O futebol castiga. Como o Ceilândia não fazia, o Samambaia teve a oportunidade e empatar aos 42, quando o árbitro viu pênalti em jogada disputada por Cocada. Amoroso bateu e empatou o jogo.
Nem deu tempo para o Ceilândia se recuperar. Falha defensiva e, na cobrança de escanteio, Amoros fez 2 x1 para o Samambaia. O time visitante sequer teve tempo de comemorar. Dois minutos depois o árbitro devolveu a gentileza e marcou pênalti para o Ceilândia e falta sobre Formiga, Elivelto bateu e empatou o jogo.
Na volta para o segundo tempo, o Ceilândia voltou melhor. A desorganização do primeiro tempo ficou no passado. O Gato Preto impôs o seu jogo. Organizado em campo, o Ceilândia foi se acercando do gol da virada. Aos 25, bela jogada pela direita de ataque e o pequenino Ronan virou o jogo: Ceilândia 3 x 2.
O Samambaia era valente e tentou ir ao ataque. O Gato Preto, diferente do primeiro tempo, manteve-se organizado. O quarto gol veio aos 36. Um prêmio para o valente Cauê que foi abraçado por todos do banco. Aos 47, Formiga recebeu livre e marcou o quinto gol do Ceilândia.
Com os resultados da última rodada, o Gato Preto enfrentará o Formosa. O adversário empatou com o Brasiliense em 2 x 2. Promessa de jogo complicado. Seria complicado contra qualquer adversário. O Ceilândia precisa estar preparado para as próximas batalhas.