Didão deve comandar o meio

O quê esperar do Ceilândia em Dourados

Allanzinho e Gilmar: Ceilandia marca bem, mas ainda precisa melhorar ofensivamente
Allanzinho e Gilmar: Ceilandia marca bem, mas ainda precisa melhorar ofensivamente

O Ceilândia faz a sua estreia na Copa Verde neste domingo. O time montado, contra todos os prognosticos, é forte para os padrões do Distrito Federal. A dúvida é se esse time pode repetir o feito do Ceilândia da Série D que, até ser eliminado, possuía a melhor campanha da competição.

Ano novo, novo desafio. O  goleiro Artur permanece no grupo, mas quem tem jogado é Pedro, cria da casa, dono de uma técnica muito boa. Pedro dá ao time de Adelson a possibilidade de sair jogando com os pés, algo comum e perigoso do futebol moderno. 

Badhuga é garantia na defesa
Badhuga é garantia na defesa

A defesa do Ceilândia perdeu muitos jogadores em relação ao time da Série D. Dudu já jogou pelo Ceilândia em Dourados, na Série D de 2012. Adelson tem testado Wanderson e é difícil saber quem, ao final, ficará com a posição. Luan está se recuperando de uma infecção bacteriana.

O time de Adelson parece acertado defensivamente na cabeça de área, mas a relação entre os volantes Didão e Emerson Martins e os meias ainda parece instável. Adelson tem opções para estilos de jogos distintos: Alcione e Allanzinho para um, Felipe Cirne e David para outro.

Wallinson tem tido a preferência de Adelson
Wallinson tem tido a preferência de Adelson

O time se defende bem, mas os meias ainda parecem distante dos atacantes. Se a proposta for apenas defensiva, parece equilibrado.  Difícil é saber se esse equilíbrio será mantido com a posse de bola.  O Anápolis sempre encontrou o Ceilândia bem posicionado.

O ataque do Ceilândia não teve oportunidade de mostrar algo mais que espírito de luta contra o Anápolis. O jogo foi truncado, com as defesas levando enorme vantagem sobre os ataques adversários. Assim, as opções de Adelson  terão a difícil missão de mostrar o quanto estão prontos quando o jogo estiver valendo.

Didão deve comandar o meio
Didão deve comandar o meio

Adelson tem testado diversas formações. Gilmar Erê, Formiga, Maycon Paixão e Romarinho tem sido as opções. O Ceilândia precisa de gols e, a princípio, esses são os responsáveis. 

O regulamento da Copa Verde é similar ao antigo regulamento da Copa do Brasil. O Ceilândia precisa fazer um bom resultado fora para diminuir a possibilidade de insucesso em casa. O Sete é um time em formação. O Ceilândia leva algum vantagem nisso…. mas futebol se resolve em campo.  Sacrifício e esforço haverá de ambos os lados. Jogar futebol fará a diferença.