Foi difícil, como se esperava. Foi sofrido, como se esperava, mas o Ceilândia ainda está vivo na D-2018. O Gato Preto venceu o Novo por 2 x 1 e, com esse resultado, ainda precisa vencer os dois jogos que lhe restam. Apesar de tudo, o Ceilândia ainda vive. E não foi fácil.
O Ceilândia foi sempre melhor que seu adversário. O Gato Preto esteve próximo de marcar em ao menos três situações no primeiro tempo. Em duas a defesa do Novo salvou sobre a linha. Mesmo jogando bem, sobravam queixas quanto aos critérios do árbitro.
Veio o segundo tempo e o Ceilândia manteve o domínio da partida. O gol veio ainda cedo. Emerson Martins fez belo passe para Mário Henrique que cruzou para Amoroso escorar e fazer Ceilândia 1 x 0. Enfim, depois de 143 minutos, Ceilândia vencia Felipe, o goleiro do Novo.
O Ceilândia que até então se mantinha estável na partida, passou por alguns minutos de instabilidade. O Novo foi à frente, mas o Ceilândia não demorou muito para controlar as ações. O jogo começou a mudar aos 20, quando João Lucas entrou.
Inteligente, o meia João Lucas enxergou uma maneira de encontrar espaço entre as linhas defensivas do Ceilândia. Quando o Novo começava a gostar do jogo, Mirandinha avançou pela esquerda, entregou para Amoroso que pedalou e tocou para Pedrinho. O atacante cortou para dentro e bateu firme, de fora da área para fazer Ceilândia 2 x 0.
Naquele momento do segundo gol, Klécio já havia deixado o campo. Alves Junior entrara em campo. O Ceilândia já tinha dificuldade com as investidas a partir do meio de campo realizadas por João Lucas.
Aos 33, Caio cruzou e Naldinho cabeceou livre, no meio da zaga. A bola bateu no poste, Wendel ainda desviou e a bola sobrou para Mário Henrique. O lateral não conseguiu afastar a bola que sobrou para João Lucas diminuir. Daí por diante, muito sofrimento. Wendel não chegou a ser exigido decisivamente, mas o Novo assustou ao menos uma vez e poderia ter empatado o jogo.
No final da partida, o Ceilândia voltou a se acertar. Controlou os últimos minutos e garantiu uma vitória que o mantém vivo na competição. Qualquer tropeço será fatal… e ainda faltam dois jogos… o mata-mata chegou mais cedo para o Ceilândia.
No próximo final de semana, o Ceilândia enfrenta a Aparecidense… O respiro de hoje dura apenas até segunda, quando o Ceilândia volta a submergir. Somente outra vitória mantém o Gato Preto vivo na Série D. Vai ser assim até o final…