O Gato Preto manteve-se vivo na D-2018 depois de vencer o Novo-MS no final de semana, mas ainda respira por aparelhos. No próximo sábado, 15h30, no Abadião, o Ceilândia enfrenta a Aparecidense novamente com a obrigação de vencer.
Neste domingo, a vitória da Aparecidense sobre o Sinop por 2 x 0 complicou ainda mais a vida do Ceilândia. Para não fazer muitas contas, o Gato Preto precisa vencer a Aparecidense e torcer para que o Sinop não vença o Novo. Fora disto, vai ter que vencer e fazer saldo. Saldo é um complicador para um time que tem perdido muitas chances de gol.
Além de vencer seus dois jogos, o Ceilândia ainda precisa fazer contas: o time luta pelo segundo lugar do grupo. Há variáveis que não controla e uma dessa variáveis são os jogos do Novo-MS. O Novo-MS ainda não perdeu em casa. Se manter esse retrospecto, a liderança do grupo provavelmente será da Aparecidense. Restaria ao Ceilândia vencer a Aparecidense e ir para Sinop decidirem a segunda vaga. O Gato precisa vencer, vencer e fazer contas.
Conquanto a situação do Ceilândia seja desesperadora ( porque pode ser eliminado neste final de semana, caso perca para a Aparecidense), é bom lembrar que 15 segundos colocados em seus grupos avançam para os mata-mata. Dois ficam de fora. Para o mata-mata, contudo, a chave do emparelhamento é o pior primeiro colocado. Normalmente esse pior primeiro colocado vem do sul. Isso empurra os times do centro-oeste para o chaveamento do nordeste.