Fase de testes termina: Chegando a hora da verdade

Ceilândia esquece Taguatinga. Foco agora é no Luziânia.

A derrota contra o Taguatinga ainda ecoa na Cidade do Gato. Ontem, a direção lançou um comunicado a respeito dos erros da arbitragem que prejudicaram o Gato Preto. Como uma coisa não anula a outra, também foi necessário anotar que o Ceilândia precisa evoluir em campo. Nesse contexto, os jogos contra Luziânia e Samambaia são extremamente importantes: o Gato Preto precisa de uma atuação equilibrada nos dois tempos de jogo, coisa que ainda não teve no campeonato.

A estratégia da Comissão Técnica não é bem conhecida. A impressão que se tem é que Adelson de alguma forma poupou alguns jogadores contra o Taguatinga. Klécio, com desconforto muscular, sequer foi relacionado. Com a fase semifinal se avizinhando, o período de testes também deve se encerrar. Hora de ganhar corpo e mostrar a que o time veio.

Klécio ainda é dúvida. Peça importante.

Fora disto, começa nesta terça a rodada que pode definir os primeiros rebaixados. Taguatinga, no A, Brasiliense e Capital, no Grupo B, já estão classificados matematicamente para a segunda fase.

Ceilândia, no Grupo B, está numa situação relativamente confortável em relação à classificação. Para que o Gato Preto passe a se preocupar com o rebaixamento será necessário que Gama ou Real, ou ambos, percam seus jogos diante de Sobradinho e Formosa.

A última derrota do Luziânia no Candangão ocorreu em 2015: Ceilândia 2 x 0 no Serra do Lago
Ceilândia volta a Luziânia: Jogo pode sacramentar a classificação.

O clima na Cidade do Gato é de relativa tranquilidade, mas matematicamente o Gato Preto ainda precisa carimbar a classificação e livrar-se do rebaixamento.

É justamente a briga contra o rebaixamento no grupo A que chama a atenção. Apesar da posição ruim, o Gama depende apenas de si e é pouco provável que seja rebaixado. Para isso, teria que ter maus resultados contra Formosa e Sobradinho, times que estão sendo rebaixados no Grupo B. Por mais que não se goste do futebol jogado pelo Gama, o fato é que o Gama tem jogado melhor que seus próximos adversários.

Liel é o capitão do time: olhos no futuro da competição.

Já o Real tem uma missão complicada. O Real só escapa do rebaixamento se Gama ou Luziânia, um dos dois,  for rebaixado (as chances do Unaí ser rebaixado são muito pequenas). Precisa vencer Sobradinho e Formosa e torcer para que o Luziânia não faça 2 pontos nos 2 proximos jogos: Ceilândia e Santa Maria ou que o Gama não vença qualquer de seus adversários (os mesmos do Real). Se o Gama vencer 1 jogo, terá que tirá a diferença de 8 gols no saldo. Missão muito dificil.

Para aumentar a emoção, as duas proximas rodadas opõe 1o e 2o de um grupo ao 1o e 2o do outro. Teremos também 3o e 4o de A contra 3o e 4o de B e 5o e 6o de A contra 5o e 6o de B nas duas proximas rodadas.