Ceilândia e Brasiliense: Uma história de muitas decisões

Marcelinho Carioca comemora gol na vitoria sobre o Ceilândia em 2006

Ceilândia e Brasiliense se enfrentaram pela primeira vez em 2001, há cerca de 21 anos. Eram anos difíceis para o alvinegro, que lutava apenas contra o rebaixamento. O adversário aparecia com um time estrelado, contra um Gato Preto formado essencialmente por jogadores que foram campeões juvenis em 1998. Deu Ceilândia, 1×0, gol de Cassius aos 37 do segundo tempo.

O tempo passou e o adversário se consolidou como o maior campeão do Distrito Federal no Século XXI.

Em 2005 e 2006 o Candangão foi decidido em quadrangular final, com Ceilândia, Brasiliense, Gama e Paranoá decidindo quem seria campeão.

Jonhes tenta, mas em 2006 o Ceilandia foi mais uma vez derrotado pelo Brasiliense

Na quinta e penultima rodada, Ceilândia e Brasiliense continuavam empatados na liderança e decidiram o campeonato. O Ceilândia perdeu por 3 x 1 e viu o adversário sagrar-se campeão na rodada seguinte.  Gato Preto foi vice-campeão.

Em 2006, o campeonato também foi decidido em quadrangular fina, agora com Ceilândia, Brasiliense, Gama e Luziânia. O campeonato foi decidido na última rodada entre Gama e Brasiliense.

CEIlândia Campeão em 2010.

Os campeonatos de 2007 e 2008 foram disputados em turno e returno, com o Ceilândia ficando em terceiro nos dois anos.

Os times voltariam a se enfrentar na final de 2010. Como sabemos, o Ceilãndia enfim venceu o Brasiliense e se sagrou Campeão Candango.

Março de 2012: Depois de 2 empates, Ceilândia eliminou o Brasiliense nas finais da Taça JK.

Em 2012, Ceilândia e Brasiliense se enfrentaram na semifinal da Taça Jk, correspondente ao primeiro turno. O Ceilândia, depois de dois empates sem gols,  eliminou o Brasiliense e disputou a final contra o Luziânia onde foi derrotado pelo time goiano. O Ceilândia venceu a Taça Mane Garrincha, segundo turno, e sagrou-se Campeão Candango mais uma vez.

Brasiliense abusou das faltas táticas e da eficiência
Em 2013, Brasiliense eliminou o Ceilândia na final Taça Mane Garrincha e depois Candango.

Os times voltariam a se encontrar nas finais da Taça Mane Garrincha em 2013. Após empate em 1×1 no Regional, o Brasiliense venceu o segundo jogo por 2×0  e viria sagrar-se campeão sobre o Brasilia.

Clécio fez o gol do Ceilândia
Clécio fez o gol do Ceilândia na semifinal de 2016. Gato Preto eliminou os amarelos, mas caiu para o Luziania na Final.

Ceilândia e Brasiliense voltaram a se enfrentar nas semifinais do Candangão  2016. O Ceilândia venceu o primeiro jogo por 1 x 0, o Brasiliense venceu o segundo por 2×1 e o jogo foi para as penalidades. O Ceilãndia venceu por 4×2 e foi para a final, quando seria derrotado pelo Luziania.

Romarinho diminuiu a diferença, mas a sorte o impediu de fazer o gol do empate
O Brasiliense se vingou de 2016 vencendo o Ceilândia nas finais de 2017

No ano seguinte, 2017, Ceilândia e Brasiliense fizeram a final. Depois do empate em 2×2 na primeira partida, o Brasiliense venceu a segunda por 3 x 2 e sagrou-se campeão.

Nas finais de 2021 novamente deu Brasiliense: 1 x 0 e Campeão Cangango.

Depois desse confronto, os times voltaram a se enfrentar na final de 2021. O Brasiliense venceu por 1 x 0 e sagrou-se campeão.

Ceilândia e Brasiliense decidem o Candangão 2022 em 2 jogos

Agora, Ceilândia e Brasiliense se preparam para mais uma decisão. Faz tempo que o Gato Preto não vence o adversário,  que no geral tem mais títulos e vitórias que o Ceilândia.

Nada é impossível. Esse time já mostrou do que é capaz e pode realizar o feito.