O que está acontecendo com o Ceilândia? É possível acreditar? É preciso!

Na estreia, o Ceilândia tomou de 3 x 0 do Brasiliense

O Ceilândia sofreu 3 derrotas por 3 x 0 em 2023. Há o empate em 3 x 3 diante do Brasilia, onde saiu perdendo por 2 x 0. O time não tem jogado bem, como os resultados demonstram. 

Claro, pela primeira vez em mais de 20 anos, estamos distantes e não sabemos o que está acontecendo.  O fato é que os resultados são em si mesmo preocupantes. Não precisa entender de futebol para ver que o grande problema do time é postura. È preciso ter humildade para reconhecer os próprios defeitos.

No segundo jogo, 0x0 contra o Real… 2 jogos sem marcar

A passividade defensiva do time é um problema. A marcação não encaixa e isso é um problema que afeta a todos. A defesa e o primeiro volante são os menos culpados.

Com a bola, o Ceilândia é um time que confunde velocidade com pressa.  O time tem enormes dificuldades em ficar com a bola.

Primeira vitoria em 2023: 3 x0 Paranoá

O problema é grave quando o Ceilândia inicia a jogada a partir de bola parada (lateral, falta ou tiro de meta). A transição nesses casos é lenta e sem inspiração. O time não consegue trocar 4 passes em progressão no campo adversário. 

O Ceilândia tem outro grave defeito: tanto em saída com bola parada quanto na retomada de bola: é um time desequilibrado.

Ultima vitoria no Candangão foi há 1 mes: 1×0 no Santa Maria

O desequilibrio vem do fato de que atacando o Ceilândia aposta na individualidade: coitados dos meias avançados e dos atacantes. Estarão sempre de costas e contra um mar de adversários. 

Os meias avançados e os atacantes também tem suas parcelas de culpa. Eles forçam as jogadas carregando a bola em demasia. Abrem espaço para o contra-ataque adversário, espaço que o Ceilândia não consegue criar forçando o erro do adversário quando este tem a bola.

Ceilândia chegou a estar perdendo por 2 x 0 contra o Brasilia: pior atuação até agora.

A passividade do Ceilândia sem a bola é angustiante. A precipitação do Ceilândia quando tem a bola é angustiante. O Ceilândia é um time desequilibrado.

Nem tudo pode é culpa do padrão tático do time. Há um grave problema de ordem individual: erros de passes bobos, decisões equivocadas, falta de senso de coletividade.

Contra o Samambaia, mais um 0x3…

O fato é que o Ceilândia não conseguiu achar o seu jogo. O problema é que tem pela frente 3 jogos decisivos no Candangão 2023.

O Ceilândia está em 7º lugar e precisa vencer ao menos 2 de seus jogos para pensar em classificação. Precisa vencer os 3 para não fazer conta.  E ainda tem o problema do rebaixamento.

Em 2022, também no Serra do Lago, Ceilândia jogou mal, mas ainda assim venceu o Gama:1×0

No domingo, o Ceilândia enfrenta o Gama, no Serra do Lago. O Serra do Lago sempre traz boas lembranças… que traga também de volta o bom futebol do Gato Preto… essa é a esperança.

Ps1: Todas as fotos, com exceção da última, são de Leandro Bolzan, do perfil oficial do Ceilândia (este ano não estamos fazendo as fotos do time para o CEC Torcedor).
Ps2; O Ceilândia foi visivelmente prejudicado pela arbitragem em alguns jogos, mas isso faz parte do jogo e o time tem que jogar o suficiente para que os erros não prejudiquem o resultado.
Ps3: Algumas peças não tem funcionado.

Deixe seu comentário